movimento de rotação da terra

A rotação da Terra é o movimento que ela executa revolvendo-se sobre si mesma. É responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecidos como dia e noite – alternância observada em qualquer localidade cuja latitude não seja muito próximas às dos polos geográficos.

Em virtude da inclinação do eixo determinado pela rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, nos polos, a alternância entre o período ensolarado e o período umbral deve-se à translação do planeta em torno do Sol e não à sua rotação; observando-se ali seis meses de iluminação seguidos de seis meses de escuridão.

É o movimento giratório que a Terra realiza sobre si mesma, estabelecendo um eixo que transpassa seu centro e que determina, em sua interseção com a superfície do planeta, os polos geográficos norte e sul.

A rotação dá-se, em acordo com a regra da mão direita, no sentido anti-horário se visto por um observador inercial – estático em relação às estrelas – quando situado sobre o polo Norte.

A duração do assim chamado dia sideral – o tempo necessário para a Terra completar uma volta completa sobre si – 360 graus exatos – é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos (23h 56min 4,09s). Em relação ao Sol, o tempo de rotação médio – o dia solar médio – é de 24 horas. O dia solar – o período entre duas passagens sucessivas do Sol sobre o meridiano local – varia ao longo do ano, sendo contudo sempre superior ao dia sideral.

A diferença entre o dia sideral e o dia solar deve-se à translação da Terra, que consiste no avanço do centro da Terra – ao rigor do centro de massa do sistema Terra Lua – ao longo de uma curva fechada em redor do Sol, estabelecendo uma trajetória conhecida por órbita.

Para a Terra, essa órbita aproxima-se muito de uma órbita circular, mas, em rigor, é uma curva chamada elipse.

A velocidade com que a Terra percorre tal órbita é variável ao longo do ano (segunda lei de Kepler), mas esse movimento dá-se com a velocidade em média de trinta quilometros por segundo: a cada segundo, a Terra desloca-se 30 quilometros no espaço em sua trajetória em torno do Sol. Durante a translação, o eixo de rotação da Terra mantém um ângulo de aproximadamente 23º com a reta normal ao plano da órbita da Terra – denominado eclíptica.

Uma translação completa ao redor do Sol leva 1 ano sideral ou 365, dias solares a uma velocidade orbital média de 30 km/s. Durante o giro, a Terra fica a a 150 milhões de Km do Sol.

Advertisements

About perspectives

uma entre mais de sete biliões de criaturas humanas do planeta Terra...
This entry was posted in perspectives. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s